por Alexandre Soares Rosado
O Instituto de Microbiologia Paulo de Góes pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem como principal objetivo o ensino de graduação e pós-graduação. Destina-se também ao desenvolvimento de pesquisas científicas e inovação tecnológica, abrangendo diversas áreas da Microbiologia e Imunologia: Microbiologia Geral, Microbiologia Ambiental, Microbiologia do Petróleo, Microbiologia Industrial, Biotecnologia, Microbiologia Médica, Virologia, Imunologia Básica e Imunologia Aplicada. Constitui nosso objetivo promover a educação com alto nível e excelência, gerando recursos humanos altamente qualificados para o amplo mercado da microbiologia. Profissionais de elevado padrão técnico-científico e intelectual, de pensamento científico alinhado com as necessidades do país na área da Ciência.
Buscamos realizar a pesquisa científica com o mesmo padrão de qualidade que almejamos para a educação, gerando conhecimento, novos produtos e processos que irão produzir artigos científicos publicados nas melhores revistas nacionais, internacionais e depósitos de patentes. Metas que já são realidade, mas em constante aprimoramento para promover o desenvolvimento do Brasil.
O Instituto reconhece a importância e estimula o desenvolvimento dos projetos de extensão voltados para a divulgação científica e popularização da ciência, pois permitem que a Microbiologia fique acessível a todos o segmentos da sociedade. Apoia também fortemente projetos que prestem serviços à sociedade, cursos profissionalizantes e cursos com os temas da pesquisa do Instituto.
Dentro da área de inovação tecnológica, considerando a ampla interface da Microbiologia com setores industriais, o Instituto de Microbiologia tem como meta estimular parcerias com empresas dos setores público e privado, de modo que juntos possamos pesquisar soluções para o desenvolvimento. Neste contexto já temos algumas parcerias estabelecidas com empresas como a Petrobrás e órgãos como a Redetec e Sebrae; e estarmos de portas abertas para novos contatos e colaborações mediante convênios, parcerias e consultorias, conforme legislação vigente e Estatuto desta Universidade.